Arte Plástica
É o procedimento onde o artesão reproduz as cores e os desenhos da madeira em cima de superfícies danificadas restauradas com massas de poliuretano, poliéster ou acrílica. Esse procedimento proporciona uma restauração dispensando a substituição ou a raspagem da madeira.
Recomendamos a arte plástica quando ocorre uma mancha causada por infiltração onde a restauração com raspagem não remove a mancha. E até mesmo quando a madeira é danificada por impacto de objetos pesados esses danos podem ser restaurados preenchendo o buraco com a massa adequada e desenhando a madeira por cima da massa.
A arte plástica é o recurso menos custoso quando ocorrem danos no piso onde há a necessidade de substituir e raspar a madeira novamente.
Exemplos:
No caso da foto acima houve a queda de um produto químico durante a reforma ocasionando a mancha que penetrou na madeira e não saiu com a raspagem.
Em outro caso durante a montagem de um sofá ocorreu um risco profundo em duas réguas de assoalho. Em nosso relatório aviamos informado o proprietário que aquela era a última restauração que a madeira suportaria, pois já estava com pouca espessura. Teríamos que substituir as duas réguas de assoalho. E isso ocasionaria a substituição completa da madeira da sala pois as réguas novas teriam uma espessura superior e ao encaixa-las no assoalho ficariam mais altas ou perderiam o encaixe de macho e fêmea. O cliente teria encargos com a remoção do piso, descarte da madeira, preparo no contra piso, compra de madeira, instalação com insumos e raspagem com aplicação de verniz. Um serviço de alto custo. Com a arte plástica o cliente investiu menos de 6% do que gastaria substituindo a madeira e obteve um resultado satisfatório com um serviço que durou apenas 4 horas.
Imagina nosso cliente, nesse caso a loja de moveis que arcou com a restauração tendo que explicar ao proprietário que haveria uma obra de aproximadamente 15 dias em sua residência. Felizmente tiveram que agendar um único dia e o problema foi resolvido em algumas horas.